Saiba tudo sobre Karatê

Karatê é uma palavra japonesa que significa “mãos vazias”. É uma arte muito técnica, sendo necessário o mais eficaz uso de todas as partes do corpo para fins de autodefesa. O maior objetivo do karatê é a perfeição do caráter, através de árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo. O karate-ka utiliza como armas qualquer parte do corpo.

Além de ser um excelente meio de autodefesa, o karatê também é um tipo de exercício. Ele desenvolve a força, a velocidade, a coordenação motora, o condicionamento físico e é reconhecido também por seus valores terapêuticos.

O karatê moderno nasceu na época em que o Mestre Gichin Funakoshi (1868-1957), então líder da Sociedade Okinawa de Artes Marciais, foi convocado pelo Ministério da Educação do Japão, em maio de 1922 para conduzir apresentações de karatê em Tóquio. A nova arte foi muito bem recebida e foi introduzida em várias universidades, onde criou raízes e começou a florescer.

Devido ao fato do karatê ter sido praticado secretamente no passado, um grande número de escolas e estilos (Ryus) foram desenvolvidos. Hoje existem inúmeras escolas no Japão, todas com ramificações pelo mundo afora, sendo as mais destacadas:

Shotokan, Goju-Ryu, Shito-Ryu e Wado-Ryu

Nos anos 50, as universidades no Japão começaram a promover competições de karate. O 1º Campeonato Mundial de Karate foi realizado em 1970 em Tóquio no Japão, com a participação de 33 países e, desde então, cada campeonato mundial tem sido promovido de dois em dois anos. Em 2002, o 16º Campeonato Mundial realizado em Madri/Espanha teve a participação de 84 países.

Introduzido no Brasil na década de 50, através da colônia japonesa, inicialmente no estado de São Paulo e posteriormente em outros estados, o karate logo ganhou diversos adeptos.

A Entidade Nacional de Administração da modalidade karatê é a Confederação Brasileira de Karatê-CBK (representante de 26 Federações estaduais), que está filiada a WKF e vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro-COB (certificado do COB).

Confederação Brasileira de Karatê