Saiba tudo sobre Boxe

O boxe, também chamado de pugilismo, é um esporte no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa como para o ataque.

A palavra “boxe” foi formada a partir do verbo inglês “to box”. O significado original era “bater”, mas por volta do ano 1500 dC, passou a denotar “bater com os punhos” e seu atual uso substantivado significa “luta com os punhos, principalmente em prática desportiva”.

Anteriormente, as lutas de boxe não possuíam muitas regras. As lutas não tinham tempo definido e só terminavam com a desistência do adversário. Não existiam luvas, e os adversários poderiam ser golpeados mesmo quando estavam caídos.

Os punhos são utilizados como forma de ataque, defesa e de práticas esportivas, desde os primórdios da vida humana.

As regras atuais da luta de boxe não permitem movimentos em que os adversários se agarram, ou golpeiam ao outro no chão. Golpes abaixo da cintura, na nuca, e com a cabeça também não são permitidos.

Em campeonatos oficiais, as lutas possuem 12 rounds de três minutos, com 1 minuto de intervalo entre cada um deles.

O boxe passou a fazer parte dos jogos olímpicos até antes da era moderna (668 a.C.) e as regras que conhecemos hoje foram desenvolvidas na Inglaterra no séc. XVIII.

O boxe entrou nas Olimpíadas modernas em 1904, em St. Louis. Desde então, passou por algumas mudanças importantes, como a obrigatoriedade do uso do capacete, determinada a partir dos Jogos de Los Angeles-1984; a adesão ao sistema eletrônico de pontuação, em Barcelona-1992; e a uniformidade da pontuação das lutas, em Pequim-2008. Outra mudança significativa ocorreu na última edição dos Jogos, em Londres-2012: a introdução do boxe feminino em três categorias (Mosca, até 51kg; Leve, até 60kg; e Meio-pesado, até 75kg).

As principais entidades responsáveis pela organização das lutas de boxe são:

Associação Mundial de Boxe (AMB), desde 1921.

Conselho Mundial de Boxe (CMB), desde 1963.

Federação Internacional de Boxe (FIB), desde 1983.

Organização Mundial de Boxe (OMB), desde 1988.

Federação Mundial de Boxe Profissional (FMBP), desde 1998.

Confederação Brasileira de Boxe